terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

«REN reforça ligações na zona do Douro internacional»

Comunicado da REN: "Foi emitida pela Secretaria de Estado do Ambiente, no passado mês de Janeiro, a Declaração de Impacte Ambiental que viabiliza o reforço das ligações na zona do Douro Internacional. O projecto da REN inclui a construção de uma nova subestação, 4 novas linhas e a modificação de 5 linhas já existentes.
Este projecto assegura a extensão da RNT à zona Nordeste de Trás-os-Montes (concelhos de Macedo dos Cavaleiros e Alfandega da Fé) de modo a criar melhores condições de alimentação dos consumos, em especial à cidade de Bragança, facilitar o transporte de energia proveniente de instalações de Parques Eólicos, desde a zona de Bragança até à zona a sul de Macedo dos Cavaleiros e, no futuro, possibilitar o prolongamento da Rede Nacional de Transporte até à zona de Chaves.
Em particular, a construção da nova subestação, que irá iniciar-se no último trimestre de 2008 demorará aproximadamente um ano, custará 27.000.000 €, permitirá o reforço da capacidade de interligação com Espanha e a recolha da energia produzida proveniente do reforço de capacidade produtiva das centrais hidroeléctricas do Picote e de Bemposta.
A construção e modificação das linhas eléctricas ocorrerá de forma individualizada estando previsto para o 1º semestre de 2008 o início das primeiras intervenções e a conclusão de todos os trabalhos no 1º semestre de 2011, o custo estimado é de 19.000.000 €.
As infra-estruturas em estudo implantam-se geograficamente no distrito de Bragança (Alto Trás os Montes), em três concelhos e 14 freguesias."

Sem comentários: