Mostrar mensagens com a etiqueta Amadora. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Amadora. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Criado o Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas

0 comentários

Comunicado: "Informamos que foi criado oficialmente no dia 27/05/2008 na Conservatória Registo Comercia de Lisboa e com o NIPC 508591546 o MOVIMENTO NACIONAL CONTRA AS LINHAS ALTA TENSÃO EM ZONAS HABITADAS.
O referido movimento engloba as populações de Sintra, Odivelas, Almada, Seixal, Batalha, Penafiel, Silves, Amadora e Guimarães. Nesse sentido, no próximo sábado dia 14 de Junho de 2008, pelas 16h00, vai realizar-se um protesto contra as linhas de alta tensão, em Serzedelo – Guimarães com inicio na Casa do Povo local, sito no Largo do Calvário, por de trás do cemitério,
Para o primeiro protesto foi escolhida a localidade de Serzedelo em virtude de ali existirem muitas linhas de alta tensão por cima das casas e haver pelo menos 80 pessoas com cancro. Vão estar presentes cerca de 200 moradores de todas as localidade do Movimento Nacional.
Um pouco antes do referido protesto irá realizar-se uma reunião da Coordenadora do movimento, onde se irá definir os próximos eventos e protestos a realizar, e que de seguida serão divulgados a comunicação social."

segunda-feira, 10 de março de 2008

Protestos contra a Alta Tensão regressam a Lisboa

0 comentários

O Movimento Nacional contra as Linhas de Alta Tensão nas zonas urbanas realiza esta quarta-feira, dia 12, pelas 15 horas, novo protesto junto ao Ministério da Economia, na Rua da Horta Seca (largo Camões) em Lisboa. O protesto reúne moradores de Guimarães e de Almada e terá ainda presente uma pequena delegação de moradores de Sintra, bem como Fátima Campos, presidente da Junta de Freguesia do Monte Abraão. Segundo os organizadores, a concentração marcará "o inicio de um novo ciclo de protestos, que terminará com uma manifestação de nível nacional, com data ainda a marcar e com a presença de moradores de Sintra, Guimarães, Almada, Seixal, Odivelas, Silves, Setúbal, Rebordosa (Porto) Amadora e Batalha".

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

«Homem culpa alta tensão por ter cancro da mama»

0 comentários

No Correio da Manhã: "Gualdino Saraiva, 53 anos, vive rodeado de cabos de alta tensão na localidade de Moinhos da Funcheira, na Amadora. Vítima de cancro da mama, aponta as linhas de muito alta tensão como motivo da sua doença. Apesar de não conseguir provar a relação, refere "faíscas e zumbidos como causas para uma vida em permanente tensão". Recorda ainda "os sustos para os moradores com os cabos que caem e os helicópteros que, para limparem os postes, lançam líquido sobre habitações". A localidade de Moinhos da Funcheira, de construção clandestina, conta com cerca de cem habitações espalhadas por entre 22 postos de alta tensão, alguns dos quais ligados à central de distribuição local. É uma floresta de postes e cabos que se cruzam por cima das casas. "Em dias de muita humidade, os cabos estalam e fazem faíscas", disse outro morador, Vítor Saraiva, contando que em 1991 um cabo caiu-lhe sobre a casa, destruindo o telhado. "Foi uma sorte não estarmos, porque se o cabo nos atingisse cortava-nos ao meio", acrescentou." [notícia integral]

quarta-feira, 19 de julho de 2006

«Vígilia exige passagem subterrânea em projecto de muito alta tensão»

0 comentários

Na RTP: "Os riscos para a saúde das linhas de alta tensão são o principal motivo adiantado pelo movimento cívico que quinta-feira vai exigir ao Ministério do Ambiente o enterramento de uma rede eléctrica que atravessará concelhos da Grande Lisboa. O impacto na paisagem e a desvalorização das habitações são outros motivos que levam o movimento a exigir, numa vigília quinta-feira, frente ao Ministério do Ambiente, a passagem subterrânea da futura rede de muita alta tensão (220 Kv), que atravessará os concelhos de Loures, Odivelas, Amadora, Cascais e Sintra. "Esta vigília quer dizer claramente ao ministro do Ambiente que ainda vai a tempo de exigir à Rede Eléctrica Nacional a passagem subterrânea das linhas", disse à Lusa Filipe Pedrosa, da associação Olho Vivo, que integra o Movimento Cívico pela passagem subterrânea das Linhas de Alta Tensão em zonas urbanas. O movimento foi criado há cerca de três meses e já recolheu mais de 2500 assinaturas numa petição que exige a passagem subterrânea da linha de muito alta tensão que ligará Fanhões, no concelho de Loures, a Trajouce, no concelho de Cascais, atravessando Sintra." [notícia integral]

quinta-feira, 13 de julho de 2006

«Linha Aérea de Muito Alta Tensão entre Alto de Mira e Trajouce»

0 comentários

No Ambientalistas da Amadora: "A instalação de uma Linha Aérea de Muito Alta Tensão (220 kv) que irá atravessar as freguesias de Belas, Agualva, S.Marcos e Rio de Mouro (Sintra), Mina e S.Brás (Amadora) e São Domingos de Rana (Cascais) é extremamente negativo para as populações. A ausência de promoção da discussão pública impossibilitou que os milhares de cidadãos que poderão vir a ser afectados, tivessem hipótese de se pronunciar sobre este projecto da Rede Eléctrica Nacional (REN)." [post integral]

sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

«Câmara não aceita linhas de alta tensão»

0 comentários

No Jornal de Notícias: "O vereador da Câmara da Amadora Gabriel Oliveira (PS) revelou que a passagem de uma rede de muito alta tensão no concelho viola um acordo estabelecido entre a autarquia, a Rede Eléctrica Nacional (REN) e a EDP. «A Câmara da Amadora assinou há alguns anos um acordo com a REN e a EDP em que ficou estipulado que na estação do Alto da Mira (freguesia de São Brás) não havia nem aumento de potência nem aumento de linhas», explicou o autarca do Ambiente. A linha de 220 kv projectada para atravessar os concelhos de Loures, Amadora, Sintra e Cascais será complementar à que actualmente abastece a zona norte da Área Metropolitana de Lisboa pela zona Oriental. «É uma questão de princípios, os acordos servem para ser respeitados», frisou o vereador." [notícia integral]