No Região Sul: "As linhas aéreas de 60 KV na zona do Alto dos Caliços em Albufeira vão passar a linhas subterrâneas, segundo avança fonte da Autarquia local, depois de protocolo estabelecido com a EDP com vista a execução da obra. O projecto vai requerer da parte da Autarquia um investimento na ordem dos 3 milhões de euros, enterrando linhas de alta tensão numa extensão de aproximadamente 1600 metros de vala. A Câmara diz que o objectivo da intervenção é “melhorar as condições de fornecimento de energia eléctrica no concelho e evitar a exposição da população aos campos electromagnéticos gerados pelas linhas aéreas de alta tensão”. [notícia integral]
Outras notícias
Observatório do Algarve: Linhas de alta tensão vão ser enterradas
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Albufeira: linhas de alta tensão passam a subterrâneas
Por L.G. à(s) 8/12/2009 12:40:00 p.m. Tags: Albufeira, Algarve, EDP
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
«ALBUFEIRA e a ALTA TENSÃO»
No Algarve-Reporter: "Tenho reparado em vários sites, nomeadamente no "Algarve-Reporter" entre outros, que os munícipes estão cada vez mais atentos ao que se passa ao nível do poder local, sabendo dos seus deveres e direitos num espírito de pura cidadania, o que significa que acompanham mais de perto as boas e más decisões que se passam no sua autarquia. Várias situações são apontadas com evidentes malefícios a médio prazo para a população, sobrepondo-se como sempre, interesses óbvios e obscuros nada benéficos para o cidadão comum. Na sequência dessas situações, julgo dever chamar a atenção para um outro e não menos importante problema, as Linhas de Alta Tensão, que afectam neste momento parte da população de Albufeira, mais concretamente a zona dos Caliços. A população residente reunida e através de abaixo assinado vai fazer chegar às entidades respectivas, nomeadamente, (Câmara, Edp, Ren, Direcção Nacional de Energia e Instituto do Ambiente) toda a nossa preocupação, descontentamento e perplexidade face à inoperância evidenciada ao longo do tempo. Estas linhas atravessam em toda a sua extensão a Urbanização do Alto dos Caliços, de forma maciça e concentrada. As promessas aos eleitores foram feitas em várias ocasiões nos últimos mandatos, nomeadamente, realçamos a última afirmação e informação dada pelo Presidente da Câmara, Sr. Desidério Silva, a 8 e 10 de Janeiro de 2008, saída no Correio da Manhã e Internet, em que dizia - "A Câmara de Albufeira está neste momento, a negociar com a EDP o enterramento das linhas da Alta Tensão que passam por cima de várias habitações na zona do Centro de Saúde e que vão ter à subestação eléctrica local. A obra deverá avançar no decurso do corrente ano e representa um investimento de três milhões de euros. Disse ainda, que os elevados custos da obra seriam suportados pela Câmara, mas o valor será depois deduzido, no prazo de cinco anos, nos pagamentos a efectuar à EDP. Pretende-se aproveitar o espaço em causa para criar um parque de estacionamento na periferia da cidade, com cerca de três hectares com capacidade para um milhar e meio de viaturas". [post integral]
Por L.G. à(s) 2/19/2009 11:12:00 a.m. Tags: Albufeira, EDP, Opinião
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
«Albufeira enterra cabos de alta tensão»
No Correio da Manhã: "A Câmara de Albufeira está, neste momento, a negociar com a EDP o enterramento das linhas de alta tensão que passam por cima de várias habitações na zona do Centro de Saúde e que vão ter à subestação eléctrica local. A obra deverá avançar no decurso do corrente ano e representa o investimento de três milhões de euros. Segundo revelou ao Correio da Manhã o presidente da autarquia, Desidério Silva, os avultados custos da obra serão suportados pela Câmara, mas o valor será depois deduzido, no prazo de cinco anos, nos pagamentos a efectuar à EDP." [notícia integral]
Por L.G. à(s) 1/10/2008 11:02:00 a.m. Tags: Albufeira, EDP

















