No Correio do Minho: "O Movimento Nacional Contra a Alta Tensão nas Zonas Habitadas lamentou hoje que o PSD e o CDS-PP se tenham abstido na votação de projectos que poderiam 'mudar realmente os limites' da exposição às linhas de alta tensão. Na passada sexta-feira, quatro projectos-lei de partidos da oposição foram a votos na Assembleia da República, tendo sido aprovado apenas o do PSD, que deixa nas mãos do Governo a definição dos limites de exposição humana em relação às linhas de alta e muito alta tensão." [notícia integral]
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Ciclo de debates 'Qualidade de vida e Ambiente' - Poluição electromagnética: o caso da alta tensão
Sábado, 21 de Novembro de 2009, 21:30
Clube Literário do Porto, Rua da Alfândega, 22, no Porto
Participantes: Francisco Ramos, do movimento local de Rebordosa (Paredes) contra a alta tensão; Manuel Silva, do movimento local de Serzedelo (Guimarães); ambos vice-presidentes do Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas.
Moderador: José Carlos Marques, da direcção da associação Campo Aberto. [Mais info]
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Ciclo de debates 'Qualidade de vida e Ambiente': Poluição electromagnética - o caso da alta tensão
PARTICIPANTES NA MESA: Francisco Ramos, do movimento local de Rebordosa (Paredes) contra a alta tensão; Manuel Silva, do movimento local de Serzedelo (Guimarães); ambos vice-presidentes do Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas.
Moderador: José Carlos Marques, da direcção da associação Campo Aberto.
LOCAL: Clube Literário do Porto, Rua da Alfândega, 22, no Porto
DATA E HORA: sábado, 21 de Novembro de 2009, 21:30
TEMA: Em 2 de Abril de 2009, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução muito importante sobre poluição electromagnética, que respeita e toma a sério as preocupações do público quanto aos efeitos das tecnologias de aparelhos sem fio (telemóveis, Wifi-Wi max, Bluetooth, telefone de base fixa DECT), bem como outras fontes de CEM, nomeadamente as linhas de alta tensão. É este último caso que será o tema principal, embora enquadrado no âmbito mais geral apontado na resolução.
OBJECTIVO: Compreender melhor os movimentos preocupados com a poluição electromagnética - e esta própria poluição. Com efeito, nos países prósperos, multiplicam-se as acções em tribunal motivadas por preocupações relativas aos efeitos para a saúde dos campos electromagnéticos (CEM) bem como medidas provenientes de autoridades públicas que adoptam moratórias sobre novos equipamentos que emitem CEM. Em Portugal, tivemos numerosas contestações à instalação de antenas de telemóveis e, posteriormente, um surto igualmente espontâneo em vários pontos do país de questionamento de linhas de alta tensão, como em Sintra, Silves, Batalha, Rebordosa, Serzedelo e outros locais. Daí resultou a formação de um movimento nacional. Teremos nesta sessão dois representantes de dois movimentos locais situados ambos na Região Noroeste, e ambos integrados também no movimento nacional.
INTEGRAÇÃO NO CICLO: Esta sessão tem em vista uma primeira abordagem de um tema que se integra potencialmente no leque de agressões ambientais do tipo «poluição» que levantam problemas de saúde pública. Inclui-se assim naturalmente no ciclo «Ambiente e Qualidade de Vida» que a Campo Aberto tem vindo a promover, e onde já foram ou serão debatidos assuntos como a poluição da água, dos solos, do ruído, ou a qualidade do ar interior, e a poluição atmosférica.
sábado, 7 de novembro de 2009
«Alta tensão: Presidente do movimento confiante na alteração da lei para fazer valer o princípio da precaução»
Na Lusa: "Leiria, 07 Nov (Lusa) - A presidente do Movimento Nacional contra a Alta Tensão em Zonas Habitadas (MNCATZH) disse hoje em Leiria estar confiante de que nesta legislatura haja bom-senso para fazer prevalecer em lei o princípio da precaução na instalação destas linhas. "Nós temos expectativa de que desta vez haja o bom-senso de fazer prevalecer o princípio da precaução relativamente a situações em que há uma grande dúvida entre a comunidade científica sobre os efeitos dos campos electromagnéticos", afirmou Helena Carmo, que participa esta noite numa assembleia popular na freguesia de Pousos, Leiria." [notícia integral]
domingo, 6 de setembro de 2009
«Linhas de Alta Tensão: Movimento lamenta demora da Justiça na apreciação de processo de Rebordosa»
No Correio do Minho: "Moradores da Rebordosa, Paredes, lamentaram hoje a morosidade da Justiça na avaliação da acção que intentaram há mais de um ano para impedir a Rede Eléctrica Nacional (REN) de fazer passar uma linha de tensão naquela localidade. É lamentável que estejamos há mais de um ano à espera', disse à Lusa o representante da população, Francisco Ramos, que é simultaneamente vice-presidente do Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas (MNCLATZH)." [notícia integral]
domingo, 31 de maio de 2009
«Alta Tensão: seminário internacional reafirma princípio da precaução»
No Esquerda.net: "A cidade da Batalha acolheu este sábado um seminário internacional sobre alta tensão e qualidade de vida, que juntou uma centena de pessoas, autarcas e especialistas. A Presidente do Movimento Nacional Contra a Alta Tensão, Helena Carmo, voltou a frisar que a legislação portuguesa tem que ser alterada para proteger as populações. O seminário foi promovido pelo Movimento Nacional Contra a Alta Tensão em Zonas Habitadas, da Câmara da Batalha e da Associação de Moradores do Celeiro e Lugares Limítrofes, do concelho da Batalha. Realizada no auditório municipal da Batalha, a iniciativa foi acompanhada por uma centena de pessoas, oriundas de diferentes zonas do país afectadas pelo problema, autarcas e representantes do Grupos Parlamentares do Bloco de Esquerda e do PCP." [texto integral]
«Alta tensão: É de 'bom senso adoptar medidas preventivas' para afastar linhas»
No Correio do Minho: "O investigador António Bastos Leite defendeu hoje, na Batalha, ser de “bom senso adoptar medidas preventivas” no sentido de afastar as linhas eléctricas de alta tensão ou campos magnéticos de zonas povoadas. “Considerando que não está provado que haja ou não haja riscos para a saúde decorrentes da proximidade de linhas eléctricas de alta tensão ou campos electromagnéticos de extremamente baixa frequência, é de bom senso adoptar medidas preventivas”, afirmou António Bastos Leite. Para o professor auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tais medidas devem passar por, “nomeadamente, afastar este tipo de infra-estruturas de áreas povoadas tanto quanto possível, particularmente ao planear a construção de novas linhas”. [notícia integral]
quinta-feira, 28 de maio de 2009
«SEMINÁRIO SOBRE ALTA TENSÃO E QUALIDADE DE VIDA»
Seminário sobre Alta Tensão e qualidade de vida, dia 30 de Maio de 2009 pelas 14h30 horas no auditório da Câmara Municipal da Batalha, uma organização do Movimento Contra a Alta Tensão em Zonas Habitadas e da Câmara da Batalha.
O Movimento Contra a Alta Tensão em Zonas Habitadas, organiza, graças ao apoio da Câmara Municipal da Batalha e do seu Presidente, um seminário para o qual convidamos todos os autarcas portugueses, porque: Não se morre só de cancro, Alzheimer também mata, nem só o que mata, incomoda. E os doentes cardíacos com pacemaker? E o zumbido nas próteses auditivas? E a tensão ocular acrescida? O Movimento Nacional Contra a Alta Tensão em Zonas Habitadas, não prescinde de conseguir mudar a lei, esta deve garantir a precaução, se existem dúvidas sobre a saúde das populações. Sabemos que para mudar a lei é preciso ganhar o apoio da maioria das pessoas. Faremos esse apoio crescer, sensibilizando, informando!
Enquadrado nesta estratégia, organizamos um Seminário sobre Alta Tensão e Qualidade de Vida, primordialmente dirigido aos autarcas de todo o país. No Auditório Municipal da Batalha, dia 30 de Maio, sábado, pelas 14,30 horas. A partir de um estudo feito na Universidade de Berna (Suíça) e apresentado pela drª. Anke Huss (responsável por uma recente investigação sobre o aumento da incidência da doença de Alzheimer, quando as pessoas estão muito próximas de estruturas de Alta Tensão), partiremos do particular para o geral, seguindo-se a apresentação do dr. Bastos Leite, aflorando as múltiplas interferências na saúde humana, terminaremos com o representante ambientalista que nos deixará o enquadramento nesta área.
Programa
14h30 Entrega dos dossiers com documentação
14h45 Abertura e intervenção dos anfitriões
15h00 Intervenção de especialista da Universidade de Berna apresentado pela drª. Anke Huss.
Responsável pela recente investigação sobre o aumento da incidência da doença de Alzheimer, quando as pessoas estão muito próximas de estruturas de Alta Tensão.
15h30 Perguntas da assistência
16h00 Intervenção do Dr. António Bastos Leite, médico, licenciado e doutorado em Medicina e especialista na área de Neurorradiologia. O doutoramento foi feito na área da ressonância magnética aplicada ao diagnóstico de doenças relacionadas com o envelhecimento cerebral, na VU University (Amsterdam, Holanda); e Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde desempenhou funções no Serviço de Imagiologia Médica.
16h30 Perguntas da assistência
17h Pausa para café
17h30 Intervenção do representante da Quercus. Convidado (a confirmar)
18h Perguntas da assistência
18h30 Agradecimento do Movimento e encerramento
Por L.G. à(s) 5/28/2009 04:48:00 p.m. Tags: Movimento Nacional, Saúde
quinta-feira, 26 de março de 2009
«Sintra contra as linhas de alta tensão»
No Portugal Diário: "O Movimento Cívico Contra as Linhas de Muito Alta Tensão afirmou esta quinta-feira que vai continuar a mobilizar os cidadãos para a defesa do princípio da precaução criticando o Governo pelo chumbo de projecto-lei da oposição para regulamentar as linhas, informa a Lusa. «Ficamos preocupados com esta decisão. Continuamos a ter necessidade de mobilizar pessoas para a defesa dos seus direitos mais básicos», disse à agência Lusa, Helena Carmo, do Movimento Cívico Contra as Linhas de Muito Alta Tensão. Segundo a porta-voz do movimento, «os políticos têm responsabilidades em matérias de saúde pública e devem ser rigorosos e tomar medidas que garantam o princípio da precaução da saúde pública». [notícia integral]
Por L.G. à(s) 3/26/2009 10:23:00 p.m. Tags: Legislação, Movimento Nacional, Sintra
terça-feira, 24 de março de 2009
«Aprovação na Assembleia Republica de Projecto Lei sobre a construção das linhas de Alta Tensão em Zonas habitadas»
[Comunicado] "O Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas vem comunicar que na próxima quarta feira, dia 25, pelas 15h00, vai realizar-se na Assembleia da Republica a aprovação ou não de vários Projectos Lei, nomeadamente do PSD, da CDU, do BE e outro dos Verdes, sobre a construção de linhas de muito alta tensão em zonas habitadas e seu efeito na saúde humana. Vão estar presentes no exterior e nas galerias da Assembleia Republica cerca de 70 pessoas de todos o país, representantes dos vários movimentos cívicos existentes, nomeadamente de Sintra, Silves, Almada, Cartaxo, Amadora, Odivelas, Batalha, Guimarães, Tavira e Penafiel."
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
«Linhas de alta tensão em discussão»
No Correio da Manhã: "Helena Carmo, coordenadora do Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas, revelou que existem pessoas impossibilitadas de viver normalmente devido à incompatibilidade dos pacemaker com as linhas de alta tensão que se encontram nas imediações das casas. Representantes do Movimento foram ontem recebidos pelos deputados da Comissão do Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território. Em discussão esteve a defesa da revisão da lei que prevê uma distância mínima de cinco metros das linhas de alta tensão para zonas habitacionais. Tendo em conta a alteração da actual legislação, o deputado do PSD Daniel Almeida apresentou um projecto de lei para a regulamentação dos níveis máximos da exposição às radiações, bem como a 'adaptação das linhas e equipamentos dentro de 10 anos'." [notícia integral]
Por L.G. à(s) 2/18/2009 11:46:00 p.m. Tags: Legislação, Movimento Nacional, Saúde
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
«Movimento quer continuar a sensibilizar opinião pública para o problema»
No Destak: "O Movimento Nacional Contra Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas vai apostar na sensibilização da opinião pública para o problema, depois de alertar os deputados para a necessidade de mudar a lei. Este Movimento, que engloba os concelhos de Sintra, Odivelas, Almada, Seixal, Batalha, Rebordosa, Silves, Amadora e Guimarães, entre outros, tem como principal objectivo reduzir em 500 vezes, os valores dos campos electromagnéticos e exigir que as linhas de alta tensão sejam desviadas das zonas urbanas. A coordenadora do Movimento, Helena Carmo, que hoje se deslocou à Assembleia da República para apresentar as suas preocupações à Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território, disse que os partidos se mostraram "sensíveis", mas consideram que a questão tem de ser avaliada "com cautela". [notícia integral]
Movimento Nacional recebido na Assembleia da República
[Comunicado] "O Movimento Nacional Contra as Linhas Alta Tensão nas Zonas Urbanas, informa que os membros directivos do referido movimento vão ser recebidos para uma reunião, pelo Secretário Estado do Ambiente e pelos Membros da Comissão do Poder Local e Ordenamento do Território, na Assembleia da Republica. Este movimento pretende mudar a lei no que concerne á construção de linhas de alta tensão, e que esta legislação siga os restantes países europeus, como seja em reduzir 500 vezes o valor dos campos electromagnéticos a que as pessoas estão expostas, e que as ditas linhas sejam enterradas nas zonas urbanas. A reunião realiza-se na terça feira dia 17 às 15h00 na Assembleia da Republica."
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
«Movimento Contra Linhas de Alta Tensão vai ao Parlamento»
No Diário Digital: "O Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas vai reunir-se com a Comissão do Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território, para reafirmar a sua posição contra a proximidade das linhas de alta tensão junto das povoações. Esta proposta de audiência vem na sequência da lei que estabelece uma distância de cinco metros das linhas de alta tensão para as zonas habitadas, na qual a coordenadora do Movimento, Helena Carmo, considera ser «completamente desadequada». Nesta audiência serão colocadas as «preocupações» do Movimento e tentarão saber qual é o «ponto da situação», depois de diversas contestações populares, em 2008, contra as intenções da Rede Eléctrica Nacional (REN) e depois de o Governo ter deixado claro que nada ía fazer para alterar a lei. Este Movimento, que engloba os concelhos de Sintra, Odivelas, Almada, Seixal, Batalha, Penafiel, Silves, Amadora e Guimarães, entre outros, tem como principal objectivo reduzir em 500 vezes, os valores dos campos electromagnéticos e exigir que as linhas de alta tensão sejam desviadas das zonas urbanas." [notícia integral]
domingo, 15 de junho de 2008
«Unidos contra alta tensão vão protestar em Outubro»
No Diário de Notícias: "O Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas vai promover, em Outubro, na Batalha, uma acção de sensibilização aos presidentes das juntas de freguesia afectadas com a situação. Segundo Manuel Silva, que ontem foi eleito vice-presidente do movimento, a ideia é "encontrar soluções que minimizem o impacto negativo das linhas de alta tensão na vida das pessoas". A decisão saiu ontem de um encontro em Serzedelo, Guimarães, que juntou cerca de 70 pessoas. Unidos contra os postos de alta tensão, chegaram moradores de Sintra, Almada, Batalha e Rebordosa, sendo de Serzedelo a maioria - cerca de 40 das 70 pessoas. Participaram na primeira assembleia-geral do movimento, que durou quase duas horas e determinou realizar um novo encontro nacional, na Batalha." [notícia integral]
sexta-feira, 13 de junho de 2008
«Movimento Nacional faz primeiro protesto nacional em Guimarães»
No Sol: "Dezenas de pessoas vão manifestar-se, sábado, em Serzedelo, Guimarães, contra a instalação de linhas de alta tensão em áreas habitadas, no primeiro encontro nacional de um movimento recentemente legalizado, disse hoje à Lusa, Helena Carmo, uma das fundadoras. «É o primeiro encontro formal contra as linhas de alta e muito alta tensão que se vai realizar em Portugal» , acrescentou Helena Carmo, membro do movimento oficialmente legalizado, a 27 de Maio, em Lisboa." [notícia integral]
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Criado o Movimento Nacional Contra as Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas
Comunicado: "Informamos que foi criado oficialmente no dia 27/05/2008 na Conservatória Registo Comercia de Lisboa e com o NIPC 508591546 o MOVIMENTO NACIONAL CONTRA AS LINHAS ALTA TENSÃO EM ZONAS HABITADAS.
O referido movimento engloba as populações de Sintra, Odivelas, Almada, Seixal, Batalha, Penafiel, Silves, Amadora e Guimarães. Nesse sentido, no próximo sábado dia 14 de Junho de 2008, pelas 16h00, vai realizar-se um protesto contra as linhas de alta tensão, em Serzedelo – Guimarães com inicio na Casa do Povo local, sito no Largo do Calvário, por de trás do cemitério,
Para o primeiro protesto foi escolhida a localidade de Serzedelo em virtude de ali existirem muitas linhas de alta tensão por cima das casas e haver pelo menos 80 pessoas com cancro. Vão estar presentes cerca de 200 moradores de todas as localidade do Movimento Nacional.
Um pouco antes do referido protesto irá realizar-se uma reunião da Coordenadora do movimento, onde se irá definir os próximos eventos e protestos a realizar, e que de seguida serão divulgados a comunicação social."


















