No Portal Ambiente Online: "Após a divulgação do estudo de Impacte Ambiental, a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) licenciou a construção da linha aérea a 400 kilovolts (kV) entre a subestação de Estremoz, que se encontra em construção, e uma nova subestação a construir na freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor, concelho de Évora."[notícia integral]
terça-feira, 24 de agosto de 2010
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
«Cem quilómetros de alta tensão»
No Correio da Manhã: "Mais 100 quilómetros de linhas eléctricas de muito alta tensão vão começar a ser construídos, até ao final do ano, no Algarve. O objectivo é reforçar o abastecimento de energia à região, que implicará futuramente a interligação da Rede Eléctrica Nacional (REN) à de Espanha. As novas linhas estão dividas em três troços. Os respectivos Relatórios de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE) estão já em fase de acompanhamento público." [notícia integral]
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
«REN: nova subestação em Estremoz arranca em Setembro»
No Dinheiro Digital: "Uma nova subestação da REN - Redes Energéticas Nacionais começa a funcionar no próximo mês na zona de Estremoz, permitindo a vários concelhos dos distritos de Évora e Portalegre deixarem de depender de redes eléctricas secundárias espanholas. "A rede de distribuição da EDP [nestas zonas alentejanas] era alimentada numa interligação com Espanha. Na realidade, esta era uma zona que carecia claramente de apoio da rede de transporte portuguesa", realçou hoje à Lusa um responsável da REN, José Peralta." [notícia integral]
Por L.G. à(s) 8/26/2009 12:16:00 p.m. Tags: Alentejo, REN
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Subestação da REN começa a funcionar em Agosto
No DN: "A subestação de São Lourenço de Mamporcão, concelho de Estremoz, da REN-Redes Energéticas Nacionais começa a funcionar em Agosto, no âmbito da ampliação da rede eléctrica nacional, revelou hoje o presidente do município, José Alberto Fateixa. Em declarações à agência Lusa, o autarca explicou que a subestação está integrada numa nova linha de muito alta tensão entre Falagueira (Nisa), distrito de Portalegre, e Estremoz, distrito de Évora, e vai dar apoio à rede de distribuição de energia eléctrica no Alto Alentejo, assim como potenciar a indústria local." [notícia integral]
Por L.G. à(s) 7/31/2009 08:34:00 p.m. Tags: Alentejo, REN
segunda-feira, 16 de março de 2009
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
«Energia: Autarca concorda com instalação de linha de muito alta tensão entre Nisa e Estremoz»
Na RTP: "Estremoz, Évora, 15 Jan (Lusa) - O presidente do município de Estremoz manifestou-se hoje favorável à instalação de uma nova linha de muito alta tensão entre Falagueira (Nisa) e Estremoz, considerando que vai permitir "melhorar" o fornecimento de energia eléctrica à região. Em declarações à agência Lusa, José Alberto Fateixa considerou "adequados" o traçado apresentado e a localização de uma subestação no concelho de Estremoz, salientando que "as populações não vão ser afectadas". [notícia integral]
Outras notícias
Portugal Diário: Autarca de Estremoz quer linha de alta tensão
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
«Linha de alta tensão vai atravessar o Alentejo»
No Correio da Manhã: "Uma linha de muito alta tensão vai atravessar vários concelhos do interior do Alto Alentejo no último trimestre de 2008. Depois da contestação de outros projectos da Redes Energéticas Nacionais (REN), instalados e por instalar em Monte Abraão, Batalha, Almada, Silves e Guimarães, esta linha não tem merecido para já qualquer resistência dos autarcas, que vêem na infra-estrutura um importante passo para minimizar os cortes de energia e potenciar o desenvolvimento industrial da região. Alguns dos concelhos abrangidos por esta nova infra-estrutura, como Crato, Estremoz e Sousel, continuam ainda dependentes de redes secundárias espanholas, sendo frequente os cortes de energia e os prejuízos para o comércio e indústria." [notícia integral]
Por L.G. à(s) 1/08/2008 10:36:00 a.m. Tags: Alentejo, REN

















