quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Comunicado de imprensa da CDU-Sintra

Foi com estupefacção que recebemos a notícia de que a Câmara Municipal de Sintra assumirá o compromisso de suportar os custos de enterramento da Linha de Muito Alta Tensão entre Fanhões e Trajouce, nas áreas afectadas do nosso concelho.

É incompreensível que apenas uma semana após a aprovação, pelo PSD e PS, de um Orçamento Municipal que volta a adiar os investimentos fundamentais ao nível da qualidade de vida das populações do Concelho, venha a CMS assumir encargos que deverão ser assumidos pela empresa privada responsável pela gestão de rede eléctrica nacional.

Como é do conhecimento geral, tem a CDU pugnado desde sempre pelo enterramento das referidas linhas, tendo estado na primeira linha do combate em defesa da saúde das populações. Não podemos deixar de recordar que foi a CDU quem primeiro, na Assembleia de Freguesia de Agualva, alertou, para a grave situação que se iria criar e exigir que se impedisse a construção desta linha de muito alta tensão. Infelizmente, a posição autista do Governo PS/Sócrates e o oportunismo da REN, levou a que fossem construídas as Linhas Aéreas de Muito Alta Tensão que agora se pretendem desactivar e enterrar, com os custos a serem suportados pelo Município de Sintra. Neste ponto questionamos: Por acaso, na Amadora, foi a Câmara a assumir a responsabilidade pelos custos do enterramento das citadas linhas?

Como tal a CDU considera inadmissível que uma autarquia financie a actividade de uma empresa de capitais privados que, com a conivência do governo, tem ignorado o bem-estar das pessoas e se recuse inclusive a cumprir ordens judicias.

A CDU sublinha e reafirma que não aceita esta medida de carácter populista e desafiamos que a REN empregue parte dos seus 150 milhões de Euros de lucros previstos para 2007, na resolução desta situação da qual é a responsável.

Sintra, 13 de Dezembro de 2008
CDU - SINTRA

Sem comentários: