sábado, 7 de fevereiro de 2009

«Postes da EDP não saem de Nogueiró»

No Jornal de Notícias: "Os moradores de Nogueiró que negaram a instalação de postes de alta tensão perto das suas casas tiveram de se resignar a uma solução de recurso. O poste principal foi só afastado, porque ninguém quis pagar obras. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Nogueiró, pouco mais há a fazer em termos legais. Apesar de estarem também em causa as linhas de muito alta tensão que passam pela zona, cujo enterramento era pedido, o afastamento do poste que mais impacto causava, entre cinco previstos, foi a única conquista daquela meia centena de habitantes. Tudo porque ninguém quis custear as obras. Recorde-se que as linhas foram desviadas devido à construção de um hotel de luxo da cadeia Meliá, da propriedade de Domingos Névoa e um sócio, mas quer este proprietário quer a Câmara de Braga negaram a alternativa proposta pela EDP de pagar o enterramento dos equipamentos eléctricos, o que, segundo o autarca de Nogueiró, custaria a exorbitante quantia de de 3,5 milhões de euros." [notícia integral]

3 comentários:

Anónimo disse...

Exmos srs.

Precisava de tirar uma dúvida. Alguem deste blog sabe se um proprietário de um terreno agrícola sem habitação ser presenteado com a passagem de cabos de muito alta tenção no único local passível de construção terá direito a compensações por parte da ren? Só cabos os postes não estão no terreno.

obrigado pela ajuda

Anónimo disse...

Sugiro a leitura deste texto: http://muitoaltatensao.blogspot.com/2001/12/linhas-de-alta-tenso-geram-desvalorizao.html

Anónimo disse...

Existe acordãos dos tribunais de Coimbra e do Porto em que dizem que os terrenos podem desvalorizar até 100 %.

Assim nesse sentido é meter uma acção em Tribunal contra a REN a pedir uma indemenização.

As centenas de moradores de Sintra afectados por uma linha de alta tensão e se esta não for enterrada este ano, vamos avançar com centenas de pedidos de indememinização contra REN , eu no meu caso vou pedir 350 mil euros.

Movimento Civico d eSintra