quinta-feira, 27 de novembro de 2008

«Campos Electromagnéticos Não-Ionizantes – Percepção e Comunicações do Risco»

Decorre hoje pelas 12h30, no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o Seminário "Campos Electromagnéticos Não-Ionizantes – Percepção e Comunicações do Risco", com as seguintes intervenções:

Radiações Electromagnéticas em Comunicações Móveis
Prof. Luís M. Correia

Faz-se uma breve descrição dos sistemas de comunicações móveis, no que respeita às ligações rádio entre as antenas de estação base e os telefones móveis, enumerando os aspectos mais importantes do ponto de vista da exposição à radiação electromagnética. Entre outros, apresentam-se os aspectos da potência de emissão, interferência e controlo de potência. Abordam-se várias questões desta exposição, nomeadamente os seus efeitos, as condições em que ocorrem e as referências internacionais. Apresentam-se as diferenças entre a exposição por antenas de estação de base e de telemóveis, tipos de efeito da exposição e as recomendações de níveis de referência. Apresenta-se uma descrição do Projecto MonIT, coordenado pelo Instituto de Telecomunicações do Instituto Superior Técnico, incluindo as actividades de Comunicação do Risco e resultados das campanhas de medidas, entre outras, que têm englobado centros comerciais, escolas hospitais, câmaras municipais e outras entidades públicas.

O Professor Luís Correia é Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico, em 1991. É Professor Associado com Agregação no IST, na área de Telecomunicações, desenvolvendo actividade na área da Comunicações Móveis. É Coordenador do Projecto MonIT, Instituto Superior Técnico / Instituto das Telecomunicações.

Campos Electromagnéticos Não-Ionizantes e Saúde
Prof. António Tavares

Faz-se uma abordagem dos seguintes aspectos:
1 – A Saúde Pública e a Saúde Ambiental;
2 – Os Determinantes da Saúde;
3 – O estado do conhecimento científico sobre as repercussões dos Campos Electromagnéticos na Saúde;
4 – Os estudos feitos sobre esta matéria, no âmbito da Organização Mundial da Saúde;
5 – A Percepção de Risco;
6 – A Comunicação do Risco;
7 – A actuação dos Serviços de Saúde em Portugal.

O Professor António Tavares é Médico especialista em Saúde Pública. É Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, em 2004. É Coordenador do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Professor Auxiliar Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Para mais informações: www.insa.pt

Sem comentários: