terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Comunicado de imprensa: «Também em Almada não queremos linha de alta tensão no meio da população»

Há cerca de três semanas, teve início a implantação dos primeiros postes da linha de muito alta tensão que percorrerá os concelhos de Almada e do Seixal, após a suspensão decretada anteriormente nalguns locais específicos.
Com o objectivo de estabelecer a ligação entre as subestações da Trafaria e de Fernão Ferro, a Rede Eléctrica Nacional (REN) estabeleceu um traçado que põe em risco a saúde pública dos cidadãos e a qualidade ambiental do município.
Desde Agosto de 2007, um movimento de cidadãos de Almada tem vindo a manifestar o seu descontentamento face ao traçado em causa. Nalguns casos, está prevista a colocação de postes a uma distância inferior a 10m das habitações e a menos de 40m de escolas frequentadas por crianças a partir dos três anos de idade. Estas acções revelaram-se sempre infrutíferas.
Considerando os diversos estudos efectuados, que mantêm as dúvidas quanto à ausência de efeitos das radiações electromagnéticas sob a população, a malha urbana existente, as escolas afectadas e o bem-estar dos almadenses, o movimento de cidadãos promove um protesto junto do Ministério da Economia, no sentido da decretação imediata da suspensão da construção da linha em apreço.
Saúde pública não é ausência de doença. Uma verdadeira política de saúde aplica, efectivamente, o princípio da precaução.
Os cidadãos exigem a realização de estudos para um traçado alternativo, ou mesmo o enterramento da linha nas zonas de maior densidade urbana, assim como um verdadeiro estudo de impacte ambiental, que tome em consideração a situação actual do traçado e seus efeitos.
Será igualmente entregue um vasto conjunto de petições e abaixo-assinados sobre esta matéria e solicitada uma audiência com o Ministro, para que tome as diligências necessárias.
O protesto tem lugar quarta-feira, dia 12 de Dezembro, às 12h, na Praça Luís de Camões.

Grupo de Cidadãos contra a Linha de Muito Alta Tensão em Almada

Sem comentários: