quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Comunicado da REN

O traçado da linha Fernão Ferro – Trafaria resulta de um processo que, como está legalmente estabelecido, envolveu a participação de um vasto leque de entidades – representantes ministeriais, autarquias, Institutos Públicos – e das populações locais.
O licenciamento foi feito pela Direcção Geral da Energia e Geologia, na sequência de um processo de avaliação concretizado por uma comissão, constituída nos termos da legislação em vigor e independente da REN. Durante dois anos, como está determinado, foram elaborados todos os estudos e obtidos todos os pareceres exigíveis, tendo sido consideradas todas as alternativas possíveis.
Na sequência da consulta pública, objecto de ampla participação, e por iniciativa da Câmara Municipal de Almada, foi ainda possível proceder a diversos ajustes ao traçado original. Estas alterações tiveram igualmente que ser compatibilizadas com os interesses das populações do vizinho concelho do Seixal.
A linha cumpre todos os requisitos legais e, como é exigível, está devidamente licenciada pelo Ministério da Economia.
Todos os documentos deste processo, projectos, relatórios de avaliação e pareceres das entidades envolvidas, são acessíveis ao público.
A linha Fernão Ferro - Trafaria é fundamental para o abastecimento de energia a mais de 160.000 pessoas na zona de Almada. Foi, aliás, o crescimento e desenvolvimento deste concelho, e o seu reflexo no consumo da energia, que justificou e exige este reforço na rede de transporte.
Esta ligação, à semelhança de todas as linhas da REN, fica muito abaixo dos limites de emissão de campos electromagnéticos fixados pela legislação portuguesa, cumprindo ainda todas as recomendações da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde sobre transporte de energia.

REN/LPM Comunicação

Sem comentários: